Foi realizada no período de 20 a 24/11 a Feira de ciência, inovação e tecnológica de Igarapé-Miri (FEICITI). O evento contou com a apresentação de trabalhos voltados as áreas de ciências da natureza, ciências humanas, ciências da saúde e engenharia aplicada, por mais de 200 alunos do ensino fundamental e médio do munícipio de Igarapé-Miri, Barcarena e cidades circunvizinhas.

Na oportunidade, o evento contou com a participação de 32 alunos entre mestrandos e doutorandos do programa de Pós graduação em biologia e epidemiologia de agentes infecciosos e parasitários (BAIP) da Universidade federal do Pará.

Os Alunos do programa ofereceram atividade tipagem sanguínea a 135 crianças e adolescentes e uma exposição de artrópodes vetores de agentes infeciosos, além de terem colaborado na avaliação de cerca de 150 trabalhos apresentados pelos alunos da feira. As temáticas apresentadas nos trabalhos, envolviam problemáticas do contexto social local e de relevância cultural para a população, a exemplo do trabalho “Ração para peixe à partir de resíduos orgânicos e cascas de camarão desperdiçados na feiras locais” e “Extração de óleo vegetal de bacaba (Oenocarpus bacaba) e patauá (Oenocarpus bataua)”.

A participação do alunos do programa nestes eventos regionais possui importante relevância para a contribuição no desenvolvimento científico, social e cultural do Estado do Pará, bem como no exercício crítico das atribuições voltadas a formação do pós graduando, como menciona o aluno de doutorado Leonn Pereira, e na acessibilidade de alunos da educação básica ao pensamento científico, como relatado pela aluna de mestrado Yetsenia Uzcátegui, integrante do edital do programa que contempla a admissão de alunos estrangeiros:

“A FEICITI foi um evento importante onde tive a oportunidade de participar como avaliadora e como expositora de Carapanãs e flebotomíneos, vetores da transmissão de agentes infecciosos [...]. Eu adorei este evento porque se deu a oportunidade de compartilhar conhecimentos, tanto científicos, quanto culturais a um público de meninos e meninas de ensino básico que precisam de atenção para melhorar sua educação e ao mesmo tempo sua qualidade de vida”

Yetsenia del Valle Sánchez Uzcátegui

“Participar da feira FEICIT nos traz uma deslumbrante visão da aplicação do conhecimento científico no cotidiano dos alunos, tal como na contribuição do exercício de atributos avaliativos para os membros da organização. A pomposa logística conceitual do evento abrange em si: o olhar crítico sobre uma determinada problemática que atinge direta ou indiretamente os envolvidos [...]. Trata-se, pois, de um evento que permite a aproximação de alunos, das mais diversas faixas etárias e grau de conhecimento, do conceito elementar do “fazer ciência”, o que não se restringe a algo puramente metódico, mas se expande de forma didática às fronteiras da imaginação de cada aluno”

Leonn Mendes Soares Pereira

Ressalta-se portanto, a extensa participação do programa em atividades de extensão voltadas a comunidade e o desempenho de atividades que visam o incentivo ao desenvolvimento científico da região.

Relator:

Allysson Quintino Tenório de Oliveira

Mestrando do Programa e representante dos discentes exercício 2017/2018.