TITULO: Estudo de Nematódeos Filarídeos em sete espécies de primatas neotropicais na bacia do rio Javari – Mirim, Amazônia Peruana

Aluno: Davi Marcial Fernandez Conga

Resumo: Pesquisas envolvendo helmintos parasitos de primatas silvestres são muito importantes, pela relação filogenética íntima dos macacos com o ser humano, relação com a manutenção do ecossistema e a interrelação parasito-hospedeiro. O objetivo do presente estudo é identificar as espécies de nematódeos filarídeos em primatas neotropicais na bacia do rio Javari – Mirim, Amazônia peruana, esta área amazônica tem alta biodiversidade de fauna silvestre especialmente de primatas neotropicais na região Loreto, Peru. Parasitos adultos foram recuperados diretamente das cavidades torácicas e abdominais de sete espécies de macacos: Lagothrix poeppigii, Sapajus macrocephalus, Cebus albifrons, Ateles chamek, Cacajao calvus, Alouatta seniculus, Phitecia monachus e Saimiri sciureus, entre os anos 2009-2013, estes primatas não humanos foram caçados, pela população da bacia do rio Javarí-Mirím, para alimentação humana, como fonte de proteína. As amostras serão analisadas no Laboratório de Biologia Celular e Helmintologia/ICB/UFPA- Belém, Pará. A identificação de espécimes adultos será utilizada microscopia de luz e microscopia eletrônica de varredura e com auxílio de chaves taxonômicas, livros e artigos disponíveis na literatura, adicionalmente será avaliada a relação das frequências parasitarias com variáveis de sexo, local de caça e período do ano (chuva e seca) usando o teste de Qui quadrado para cada espécie de filarídeo encontrada. Os resultados sobre os nematódeos filarídeos dos macacos em condições de vida livre permitirão conhecer importantes dados sobre a diversidade de helmintos filarídeos na região da Amazônia ocidental além da contribuição taxonômica para a helmintologia.

Banca Examinadora:

Profa Dra. MARINETE MARINS PÓVOA

Profa. Dra. ELANE GUEREIRO GIESE

Prof. Dr. EVANDER DE JESUS OLIVEIRA BATISTA

Prof. Dr. ADRIANO PENHA FURTAD0 (Suplente)

LOCAL: SALA DE AULA- PPGBAIP- 3º PISO ICB

DATA: 20/02/2017