Titulo: Efeito in vitro do biocomposto AGNPS-PVP-Glucantime durante a infecção pelo parasito Leishmania (Leishmania) amazonensis

Aluna: Ana Patricia Cacua Gélvez

As leishmanioses são uma das principais doenças tropicais, que acometem milhões de pessoas em todo o mundo, causada por parasitos do gênero Leishmania e transmitidas por flebótomos dos gêneros Phlebotomus e Lutzomyia; cujas manifestações clínicas variadas são decorrentes das complexas interações que abrangem a capacidade infectiva do parasito e também o estado imunológico do hospedeiro humano, sendo reconhecidas as formas׃ cutâneas, muco-cutânea e visceral, de relevância mundial. A maioria das drogas usadas atualmente contra as leishmanioses, faz uso de injeções intramusculares e intravenosas, principalmente aquelas que têm base antimonial, as quais são usualmente tóxicas, onerosas e requerem um longo período de tratamento. Devido ao elevado grau de toxicidade do tratamento para alguns pacientes, torna-se necessária a busca de novos compostos com capacidade de atuar sobre o parasito, sem causar danos ao hospedeiro e sendo viáveis economicamente. As nanopartículas de prata (AgNPs) são descritas como agente antimicrobiano, devido às propriedades medicinais e físico-químicas, que fazem delas apropriadas na interação com parasitos e na liberação controlada de fármacos. Alguns fungos pertencentes aos gêneros Aspergillus spp. e Fusarium spp., entre outros,  tem capacidade de produção de AgNPs por biossíntese extracelular, e devido a sua superfície e tamanho, permite maior interação com outros compostos, tais como a polivinilpirrolidona (PVP), que atua como agente estabilizante da nanoparticula, facilitando seu transporte e interação com outros compostos, como por exemplo, drogas já utilizadas no combate ás leishmanioses. Portanto, neste estudo será produzido um biocomposto contendo AgNPs+PVP+ Glucantime®, a ser testado in vitro no parasito Leishmania (Leishmania) amazonensis e a célula hospedeira.

Profa. Dra. SILVIA HELENA MARQUES DA SILVA

Prof. Dr. CHUBERT BERNARDO CASTRO DE SENA

Prof. Dr. ADRIANO PENHA FURTADO (Suplente)

LOCAL: SALA SAT 01 - ICB/UFPA