Título: Coinfecção da Helmintíase Intestinal e a Suscetibilidade à Infecção pelo Plamodium vivax na Fronteira Franco Brasileira

Aluno: Rubens Alex de Oliveira Menezes

A região amazônica, como em muitas outras partes do mundo, as áreas endêmicas de malária coincidem com locais de alta prevalência de helmintíase intestinal. A coinfecção malária-parasitoses intestinais são comum nas regiões tropicais do planeta, embora essa coinfecção seja prevalente, o efeito de suas interações permanece obscuro. Este estudo tem como objetivo Avaliar a influência da coinfecção da helmintíase intestinal na malária causada pelo Plasmodium vivax em uma área endêmica da Amazônia brasileira. Um estudo transversal será realizado, no município de Oiapoque, pertencente ao Estado do Amapá, norte do Brasil, fronteira ocidental da região amazônica. O diagnóstico de malária e a contagem de gametócitos foram executados pela gosta espessa e esfregaço sanguíneo. A dosagem de hemoglobina foi realizada por método automatizado. O exame parasitológico das fezes foi realizado pelo método de Hoffman-Pons-Jones. Análise estatística foi utilizada para avaliar os parâmetros investigados, sendo comparados os resultados a partir de quatro grupos distintos: grupo I (Malária e Parasitose positivo), grupo II (Malária positivo e parasitose negativo), grupo III (Malária negativo e parasitose positivo) e grupo IV (Malária e parasitose negativa). As informações serão armazenadas em banco de dados Microsoft Acess 2016, as quais serão mantidas em lugar seguro, sob a responsabilidade do pesquisador responsável. Os dados serão avaliados utilizando o programa estatístico SPSSH version 16.0 for Windows. O teste do Qui-quadrado e Exato de Fisher serão usados para avaliar as diferenças entre as proporções e o teste de Student t para avaliar as diferença entre as médias. O teste não paramétrico de Spearman’s será utilizado para as análises de correlação. Em um ano de coleta foram incluídos no estudo 446 indivíduos, sendo para o grupo I [Malária e Parasitose positivo (n=118)], grupo II [Malária positivo e parasitose negativo (n=34)], grupo III [Malária negativa e parasitose positivo (n=143)] e grupo IV [Malária e parasitose negativo (n=151)]. O P. vivax foi detectado em 99,1% dos indivíduos, a parasitemia variou de 25 a 30.000 parasitos/mm3 (DP ± 2,75). Os gametócitos foram detectados em 88,5% das lâminas investigadas. Os níveis de hemoglobina variam de 7,7 a 18,2 g/dL (DP ± 0,5). Dos indivíduos incluídos no estudo, 118 (26,5%) foram coinfectados com malaria e parasitos intestinais, esses indivíduos coinfectados, a prevalência de malária por P. vivax foi de 117 (99,1%). Amebas comensais foram os protozoários mais frequentes (84,7%) e o Ascaris lumbricoides foi o helminto mais detectado (88,4%). Não há significância estatística entre a concentração de gametócitos dos sujeitos entre os grupos com malária (coinfectados ou não) (teste Z, p=0,1432). Não foi observado relação entre os grupos com malária (coinfectados ou não) e a parasitemia (Kruskall-Wallis, p=0,06). Houve diferença entre os níveis de hemoglobina nos diferentes grupos estudados; entre o grupo I e o grupo II (p < 0,05), entre I e IV (p<0,0001), entre II e III (p<0,05) e entre III e IV (p<0,0001). Na população estudada, a coinfecção pode interferir na anemia da malária vivax. Adicionalmente, a coinfecção não esteve associada com a redução de malária (incidência, prevalência ou redução da parasitemia). É de consenso, que a melhoria dos indicadores está nas ações de educação em saúde e de mobilização da comunidade, além de uma maior cobertura da atenção básica à saúde com relação aos casos suspeitos destas moléstias. Avaliar a possibilidade de que populações infectadas por helmintos possam influenciar na dinâmica de transmissão dos parasitos da malária, bem como a compreensão da doença e sua progressão, assim como fatores que influenciam o resultado clínico da infecção, são fundamentais para estratégias diagnósticas e preventivas.

Prof. Dr. Adriano Penha Furtado

Profa. Dra. Margarete do Socorro Mendonça Gomes

Profa. Dra. Maristela Gomes da Cunha

Profa. Dra. Edilene Oliveira da Silva (Suplente)