TITULO: HELMINTOFAUNA DE PEIXES ORNAMENTAIS DA TRIBO ANCISTRINII (SILURIFOMES: LORICARIIDAE) NA AMAZÔNIA ORIENTAL, BRASIL

Aluno: ALLAN RODRIGO OLIVEIRA RODRIGUES

Orientadora: Profa. Dra. JEANNIE NASCIMENTO DOS SANTOS

A região amazônica possui a maior diversidade de peixes de água doce do mundo. Nesta fauna se destaca a Família Loricariidae com a maior riqueza de espécies exploradas para exportação no Estado do Pará. Esses peixes, por apresentarem uma grande diversidade de cores são muito apreciados no mercado da aquarofilia. O grupo é restrito à região Neotropical tendo uma ampla distribuição. Os loricariídeos apresentam cinco subfamílias, porém ainda há discussões em relação a monofilia de alguns táxons; e dentre essas a Subfamília Hypostominae, especificamente a Tribo Ancistrini, apresentam maior diversidade de espécies. A helmintofauna de loricariídeos é quase desconhecida, com poucos registros de parasitos da Classe Monogenoideae e Trematoda e os Filos Nematoda e Acantocephala, não havendo registros de cestódeos. Por outro lado, os monogenóideos apresentam a maior diversidade, enquanto os outros grupos têm pouca representatividade nestes hospedeiros, de acordo com a literatura disponível. Com o intuito de ampliar o conhecimento sobre helmintos parasitos de peixe loricariideos uma extensa coleta foi realizada durantes os meses de janeiro de 2014 á novembro de 2015. Foram escolhidas as 6 espécies de loricariídeos com maior interesse econômico: Leporacanthicus galaxias, Ancistrus sp., Pseudacanthicus spinosus, Peckoltia oligospila, Peckoltia sp., Lasiancistrus saetiger (L322). Durante as analises, o hospedeiro que apresenta a maior diversidade de helmintos foi Lasiancistrus saetiger, das espécies encontradas para esse hospedeiro se destaca o gênero novo Oxyuricassis descrito aqui e suas três novas espécies O. coronatus, O. hexaspinatus e O. ekstromi. O gênero pertence a Família Pharyngodonidae que apresenta uma ampla diversidade de hospedeiros, parasitando amfíbios, repteis e peixes. Como o relacionamento dos faringodonideos que parasitam peixes é deconhecido, foi realizada uma analise sistemática baseada em caracteres morfológicos e morfométricos. A topologia resgatada mostra que as espécies que parasitam peixes aparentemente evoluiram de maneira independente das linhagens que parasitam répteis. Foi realizada uma revisão taxonômica baseado nos espécimes depositados na Coleção Helmintologica do Instituto Oswaldo Cruz, Museu de História Natural de Paris e o Instituto de Parasitologia – PARU, República Tcheca. As demais espécies de hospedeiros analisados apresentaram baixa diversidade de parasitos, na sua maioria espécies já descritas de Monogenoidea, com exceção do hospedeiro Peckoltia oligospila no qual é descrito aqui a nova espécie de Procamallanus (Spirocamallanus) acari.

Prof. Dr. ADRIANO PENHA FURTADO

Prof. Dr. FRANCISCO TIAGO DE VASCONCELOS  MELO

Prof. Dr. MARCUS VINÍCIUS DOMINGUES

Profa. Dra. ROBERTA DE MELO VALENTE