Título:  Perfil Epidemiológico e Clínico dos Idosos Notificados para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com Ênfase na Influenza, em Belém-PA, 2009-2014

Aluna: Eula Oliveira Santos das Neves

Dados recentes do IBGE comprovam que o Brasil já não é mais um país jovem, tanto do ponto de vista demográfico quanto epidemiológico. Em decorrência dessa transição, o envelhecimento da população tem causado um aumento na demanda e gastos nos serviços de saúde, na reorganização da rede de atenção e na formação de recursos humanos, tornando-se assim relevante a implementação de medidas de prevenção e controle de doenças e agravos, como as Infecções respiratórias agudas, que apresentam entre seus agentes etiológicos os vírus, principalmente o da Influenza. Diante disso, este estudo epidemiológico observacional teve como objetivo avaliar o perfil clínico e epidemiológico dos idosos notificados para SRAG, com ênfase na Influenza, em Belém/ PA, entre 2009 a 2014, cujos dados foram obtidos através do SINAN. Na população de idosos foram notificados 205 casos de SRAG, 87% diagnosticados laboratorialmente, enquanto que, nas SRAG por Influenza houve um aumento significativo dos casos por diagnóstico clínico, assim como uma redução dos casos de hospitalização. Adicionalmente, 88% dos idosos foram internados com período de instalação da doença igual ou inferior a 10 dias após o surgimento dos primeiros sintomas. O número de notificações de SRAG do tipo viral, principalmente Influenza, foi mais elevado no período de 2009-2010, enquanto que, em 2013-2014 ocorreu um predomínio de SRAG não especificada. Do total de idosos notificados com SRAG, 39,51% (81/205) foram vacinados contra o Influenza. O diagnóstico de SRAG por Influenza foi positivo em 27% (22/81) dos idosos vacinados e em 24% (18/75) dos idosos não imunizados. Os idosos que foram internados ou que fizeram uso de suporte ventilatório apresentaram probabilidade de óbito, 9 e 11 vezes maior, em relação aqueles não expostos a tais circunstancias. O quadro clínico e o uso de antiviral mostraram-se associados com a vacinação contra Influenza, sendo o uso de antiviral maior entre os idosos vacinados, e, entre os não vacinados houve predomínio do quadro clínico com mais de 3 sintomas. Os principais sintomas apresentados pelos idosos com SRAG foram dispneia, tosse e febre. Os casos de SRAG por Influenza e por outros vírus foram mais frequentes entre as semanas epidemiológicas 11-20 e 31-40, respectivamente. Assim, neste estudo, o período de sazonalidade estabelecido para Influenza em Belém-PA foi de meados de março a maio. Os resultados obtidos indicam a necessidade de se reavaliar o período em que ocorre a campanha de vacinação contra Influenza em Belém-PA, a fim de conferir maior proteção aos idosos, assim como de executar outros estudos para uma abordagem mais especifica e detalhada do acometimento de idosos por SRAG.

Profa. Dra. Délia Cristina Figueira Aguiar

Profa. Dra. Maria da Conceição Pinheiro

Profa. Dra. Rosane do Socorro Pompeu de Loiola

Profa. Dra. Hilma Lúcia Tavares Dias (Suplente)